segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Dia Mundial da Alimentação - Diga Não ao desperdício, sempre - 16 de outubro




Por Marise Jalowitzki
18.setembro.2017
https://decrescimentofeliz.blogspot.com.br/2017/09/dia-mundial-da-alimentacao-diga-nao-ao.html

Outro dia, já meia tarde, cheguei perto de minha janela (4º andar) pra 'olhar pro nada', um pouco. Deparei-me com a realidade: um homem morador de rua fuçando em uma lixeira. Abriu umas sacolas (fato que os condôminos e síndicos odeiam, pois rasga os sacos, dando-lhes mais trabalho...) e, quando encontrou o que quis (comida...jogada fora...), parou um pouco, olhou para os lados (provavelmente para ver se alguém estava olhando...esta sucetibilidade humana que 'percebe' quando está sendo observado... fui para detrás da cortina para uma eventual visão e vi o que já sabia que ia acontecer: o homem enfiou sua mão (suja, por certo) na sacola e, ato contínuo, encheu a boca com o conteúdo. Gente, sei que isto acontece todos os dias, em todos os lugares deste mundo podre, mas, não deixou de doer!!!

Enquanto isso, as leis continuam proibindo a distribuição do que sobra NAS PANELAS, alimento limpo, nos restaurantes e hotéis, sob a alegação de "evitar possível contaminação". Enquanto isso as pessoas continuam se servindo com bem mais do que vão consumir, compram alimentos deterioráveis e não usam no prazo, e tudo o demais que já sabemos, e que parece tão difícil de mudar!
Transcrevo aqui parte de um video que colo a seguir: "16 de outubro - DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - Em vez de comemorar, a gente precisa REFLETIR! E fazer a SUA PARTE, não desperdiçando! o Brasil é o 4º maior produtor MUNDIAL de alimentos, mas DESPERDIÇA 39 mil toneladas POR DIA, desde a colheita, acondicionamento, transporte, conservação, preparo!! Isso alimentaria 19 milhões de brasileiros, todos os dias!! Hoje, 925 milhões de pessoas passam fome no mundo. E isso se repete todos os dias. Dos 7 bilhões de habitantes no planeta, praticamente UM BILHÃO passa fome! É justo isso? É natural? É possível continuar convivendo com esta realidade, como se cada um nada tivesse a ver com tais fatos?? Dos alimentos já preparados e ofertados em restaurantes e outros locais, 20% desses alimentos vão para o lixo todos os dias". (Ecobenefício)
Claro que precisa ser uma ação conjunta: 1) Os restaurantes compram menos alimentos e armazenam condizentemente. 2) A cadeia de distribuição tem de ficar mais eficiente (melhor acondicionamento e condições qualitativas no transporte. 3) O varejo passa a ter melhores condições de armazenamento e exposição dos alimentos.
Por uma cadeia eficiente, desde a produção até o consumo! E, em uma instância não menos importante, tudo que se evita desperdiçar, ser doado para instituições que efetivamente vão fazer chegar a quem tem fome! Complicado, até um tanto utópico, mas NECESSÁRIO de ser feito!

Um comentário: "Otima ideia a dos pratos cortados com 20% a menos. Se ela fosse repassada aos fabricantes de pratos e se tornase obrigatorio o uso deles em todo o Brasil, talvez assim conseguísse-mos reduzir esses 20% de desperdicio e quem sabe daria para alimentar o nosso povo tão necessitado."
Faça a sua parte!
Comece já!



Nenhum comentário:

Postar um comentário