quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Fome no Mundo - Apenas 10 por cento da ajuda internacional chegam às pessoas que realmente precisam dela


 O movimento Open Aid visa oferecer dados fidedignos e, com isso, diminuir os desvios que a corrupção da indústria da fome promove.
Open Aid une, em uma mesma plataforma, doadores e instituições de caridade, que devem publicar tudo o que recebem em forma de financiamento. Os beneficiários devem ser incluídos. Este esforço vem sendo feito desde 2011 e ainda há muito por realizar!




Por Marise Jalowitzki

A espécie humana precisa ser sempre monitorada entre si para que as coisas possam andar de um jeito pelo menos satisfatório! O desvio da ajuda internacional humanitária é apenas o macro reflexo de tantos outros desvios cotidianos. Por isso a necessidade de vigilância constante, fiscalização constante, seja nas organizações envolvidas, seja nas pessoas pertencentes a essas organizações.
Wolfang Wodarg, diretor da organização Transparency International na Alemanha, declara que apenas 10% da ajuda internacional chegam às pessoas que realmente precisam dela. Wodarg já foi membro da comissão de Cooperação e Desenvolvimento Econômico do parlamento alemão e visitou muitos projetos de ajuda internacional. "Corrupção e conflito de interesses são parte integrante da cooperação para o desenvolvimento", reclama. "E a única forma de combater esse mal é aumentar a transparência."
"Para isso foi criado o movimento Open Aid: doadores e instituições de caridade devem publicar em uma plataforma comum tudo o que recebem em forma de financiamento. Os beneficiários devem ser incluídos." (¹)
A ideia foi lançada em 2011, com prazo de implantação a pleno vapor até o final de 2015!! O sistema visa permitir que qualquer pessoa na internet possa ter acesso a todas as organizações, projetos e resultados da ajuda internacional. E assim poder ver, também, quem de fato se beneficiou.
Estamos já no segundo semestre de 2015 e a busca por informações fidedignas continua. Que demora, heim? Enquanto um novo psicotrópico pode ter apenas um experimento de 3 semanas para ser aprovado e liberado, os países demoram 4 anos para enviar dados a uma plataforma de transparência e ainda estão em dificuldades??
"Alguns doadores têm feito um progresso real em relação ao ano passado. O que é preocupante, porém, é que a pontuação média para todos os 67 organizações é baixa. Mais revelador é que 25 dessas organizações tem pontuação inferior a 20%. 


ESTAS ESTATÍSTICAS MOSTRAM QUE NÃO IMPORTA COMO MUITOS COMPROMISSOS INTERNACIONAIS SÃO FEITOS, NÃO IMPORTA QUANTOS DISCURSOS EXISTEM, A VERDADE É QUE UMA QUANTIDADE SUPREENDENTE DE ORGANIZAÇÕES AINDA NÃO ESTÃO CUMPRINDO SUAS PROMESSAS DE TRANSPARÊNCIA.




A ATI não avalia apenas o que é publicado, mas também a qualidade dessas informações. "A nossa prioridade é essencialmente medir a sua utilidade para os utilizadores dos países parceiros. 
Por exemplo, os orçamentos de publicação em PDFs são mais transparentes do que a não publicação em PDF - mas não é tão útil para os parceiros que trabalham no país, pois esta informação orçamental em formato PDF é de difícil acesso, dificulta comparar e reutilizar. Ao contrário, as informações publicadas em um formato padronizado, permite comparações entre todos os níveis de atividade do projeto e faz com que seja possível confrontar dados de diferentes doadores. Isso é incrivelmente útil.
Outro exemplo: a França é o terceiro maior doador para a República Democrática do Congo (RDC), tendo destinado, em 2011, mais de um bilhão de dólares americano. Mas nós não podemos encontrar nenhuma lista abrangente de atividades de ajuda atuais do país na RDC ou qualquer outro país destinatário. Da mesma forma, o Japão é o segundo maior doador para RDC, tendo destinado mais de US $ 1,2 bilhão em 2011. Mas seu banco de dados não inclui algumas informações básicas, como datas de início ou de término ou o estado atual dos projectos que financia lá.
Isso são mais de US $ 2 bilhões em ajuda à RDC - um auxílio estatal dependente e frágil - que não podem ser eficazmente monitorizados. Das informações que poderiamos conseguir, muitas estavam sem data, desiguais e difíceis de comparar com a de outros financiadores que operam na RDC. Entretanto, os países estão se comprometendo a corrigir as fraquezas de seus dados.
Cinco anos atrás, quando Publish What You Fund começou a campanha para a transparência da ajuda, o desafio era fazer com que as organizações publicassem seus dados, a fim de demonstrar como as pessoas poderiam usar esta informação. Agora, o desafio é incentivar os doadores para melhorar a qualidade e a cobertura de suas informações, para que elas possam ser mais úteis para os países parceiros, que contam com esses dados para seus próprios sistemas de controle e acompanhamento. Há um monte de trabalho a fazer.
"Estou confiante que os países doadores irão atingir o seu prazo de 2015 para publicar sua informação da ajuda ao padrão Busan - e vamos certamente estar lá para lembrá-los a cada passo do caminho." (²) 
ITÁLIA
O governo italiano apresentou o seu novo portal de ajuda aberto, OpenAidItália, na reunião informal dos catedrais de desenvolvimento da UE em Florença. O site pretende a visualização das despesas de ajuda da Itália, e inclui um mapa interativo com uma repartição país por país."A Itália está empenhada em fazer isso com os acordos assinados durante a última cúpula do G8, por isso deve começar a publicar dados sobre o auxílio, conforme exigido pelos padrões internacionais, se eles realmente querem manter a promessa de tornar os dados iniciativas de cooperação para o desenvolvimento até o final de 2015. " ( JULHO 2014 (³) 

Fontes:


Querendo, leia também:
As organizações humanitárias vivem da fome e da ajuda humanitária.
Elas concorrem pelo dinheiro de doadores e cooperam muito pouco entre
si. E os poderosos nos países beneficiários se utilizam disso. (Linda Polman)



publicado neste blog em 27.agosto.2015
http://decrescimentofeliz.blogspot.com.br/2015/08/a-industria-da-caridade-ajuda-aos.html

















Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 





Nenhum comentário:

Postar um comentário