sexta-feira, 8 de maio de 2015

Faltam mesmo alimentos no mundo? Os 3 R's e o Desperdício






Por Marise Jalowitzki
09.maio.2015
http://decrescimentofeliz.blogspot.com.br/2015/05/faltam-mesmo-alimentos-no-mundo-os-3-rs.html

Com certeza, não. A vergonhosa, triste e dramática situação em que sobrevivem alguns povos, nações inteiras, são resultado de uma omissão de quem tem o poder nas mãos e não se mobiliza efetivamente para resolver a situação de miséria que se perpetua em condições degradáveis e degradantes. O que falta é uma distribuição mais racional, humana e solidária dos alimentos já produzidos. Uma administração mais coerente do que já existe. É sabido que mais de 40% (QUARENTA POR CENTO!!!) de TUDO O QUE SE PRODUZ no mundo é desperdiçado!!! Vai pro lixo!

Então, o concreto e eficaz é a adoção de uma filosofia e prática de NÃO DESPERDÍCIO! Por parte de cada um! Indivíduos, produtores, empresários, governos.

Trabalhar a temática do efeito estufa, isso sim, precisa ser revisto urgentemente. Mas é uma questão que merece um outro olhar.

Os 3 R's e o Desperdício
Reduzir é o primeiro R. Aqui entra a filosofia, a política e a prática de só adquirir o que se consome. Produzir e transportar com carinho (entra toda a realidade terrível das rodovias mal cuidadas, mas, entra também, o descaso, o descuido e até a violência com que os alimentos, especialmente os legumes e verduras, são transportados!
Faça a sua parte e comente com os outros!

Reutilizar é o segundo R. É o que mostra a imagem do topo. Na Aldeia dos Atletas - Os Jogos da Commonwealth de 2014 Glasgow usaram alimentos descartados como adubo e geração de energia a partir de um sistema de co-geração. É um reuso, mas não deixa de ser um acinte à Mãe Natureza!!

Reciclar é o terceiro R. Geralmente associado à produção de outro elemento. Tipo, de plástico descartado, triturar e fazer novas embalagens.

Vivemos uma era em que tanta, tanta coisa precisa ser aprimorada que, por vezes, até desanima!



Quarenta por cento de todos os alimentos produzidos no mundo vão para o lixo

1 em cada 9 crianças no mundo passam fome!! I-N-A-D-M-I-S-S-Í-V-E-L!!



Querendo, poderá ler também: http://t.co/bdKKDqC

CARNE VERMELHA E EMISSÃO TÓXICA
- DIMINUINDO OS "PUNS" -


Carne vermelha e emissão tóxica - Diminuindo os "puns"




E este:

Você já come insetos! Insetos Torrados e Triturados em sucos, carnes, queijos, embutidos, refrigerantes, sorvetes, biscoitos, bolos...


Cochonilla fêmea utilizada como corante em alimentos, cosméticos e tintas, pode causar alergias e já foi responsável por choque anafilático em consumidores - Wiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário