domingo, 20 de maio de 2012

CONFINAMENTO DE BOVINOS - ESTE MUNDO É POSSÍVEL?

A chamada Pecuária de Baixo Carbono: As baias no lugar das pastagens - Confinamento de bovinos aumentou 700% em 7 anos, no Mato Grosso
Brasil, segundo maior produtor bovino do mundo, atrás apenas da Índia, chama de "saída sustentável" o sistema de confinamento.




Pelo fim dos confinamentos! Bezerros
são separados de suas mães logo ao
nascer e enjaulados até se tornar, no
máximo em 6 meses, na disputada
'carne de vitela'.


Por Marise Jalowitzki
04.julho.2014
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/07/contra-industrializacao-de-carne-em.html












Por Marise Jalowitzki
21.maio.2012
http://decrescimentofeliz.blogspot.com.br/2012/05/confinamento-de-bovinos-este-mundo-e.html

Quando a amiga Eliana Crivelari enviou o link da notícia que transcrevo na íntegra, sobre CONFINAMENTO DE BOVINOS, não quis acreditar!
TANTA coisa acontecendo que algumas ações nos passam desapercebidas! Confinar agora também o gado, não apenas os miseráveis porcos, gansos, patos, galinhas. Cavalos que morrem de tanto trabalhar, para, ao final, levar vários choques para morrer e tornar-se carne de exportação. Assim como os jumentos, que também são utilizados em experimentos científicos de cosméticos. Animais domésticos - que o homem domesticou para serem seus escravos, aproveitando-se de sua docilidade e submissão. Agora, até os bois e vacas estão em regime de "baias", passando o dia todo apenas comendo para engordar. É a aposta dos pecuaristas para manter crescente a oferta no mercado da carne.

Talvez você seja um dos leitores de artigos que publiquei há dois anos, onde os pecuaristas e os pseudo-ambientalistas do meio científico, estudavam uma maneira de mudar o DNA dos bovinos para que eles soltassem menos "puns" e, assim, diminuir o gás metano enviado para a atmosfera!... Depois de muitos e muitos estudos (e os malditos experimentos científicos), chegaram à conclusão de que não eram os "puns" e, sim, a mastigação, o ato de ruminar (mastigar-engolir-regurgitar-mastigar-de-novo-engolir-novamente" é que era o responsável pelo GEE (gás efeito estufa) emitido.

Depois, publiquei os estudos já com resultados satisfatórios, onde cientistas inventaram carne vermelha produzida em laboratório (cor, textura e sabor idênticos a natural), como forma de parar com a degradação do solo e desmatamentos desmedidos para novas pastagens.

Agora, o confinamento, para engordar mais rapidamente, poder ir para o abate em menos tempo e com mais peso. Utilitário!


Segundo informações de   Dante Pazzanese Lanna professor do Departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP (Universidade de São Paulo), o Brasil deve investir muito no sistema de confinamento. 

Segundo Pazzanese, os Estados Unidos confinam mais de 95% do gado abatido, enquanto a Argentina, que  “outrora alimentava a boiada com o capim excelente que brota por lá, hoje está confinando cerca de 60% das reses que vão para o gancho dos frigoríficos”. Assim, mesmo com menos "cabeças", produz mais em menos tempo.

A utilização de todos os "recursos disponíveis" não tem limites! A espécie humana caminha a passos largos para a sua autodestruição! Tudo e todos são manipulados por um pequeno grupo que só pensa no imediato, sem medir consequências a quem quer que seja!

Como diz a Amiga Lili: "SEREMOS TODOS CÚMPLICES SE FICARMOS INERTES!"


"...em Mato Grosso, o confinamento dos bois exageradamente e impiedosamente aumentou, para
atender à crescente demanda de carne.
Seremos todos cúmplices se ficarmos inertes.

Um dos pressupostos da Teoria do Decrescimento, baseada das teses do economista romeno e criador da bioeconomiaNicholas Georgescu-Roegen  tem hoje em Serge Latouche seu mais forte defensor. 


Serge Latouche - defensor do Decrescimento Feliz
Latouche prevê que "Não existe evidência da possibilidade de separar crescimento econômico do aumento do seu impacto ambiental."

Tire suas próprias conclusões: É POSSÍVEL CONTINUAR COM O ATUAL MODELO ECONÔMICO, DE CRESCIMENTO ILIMITADO?

Intenção de confinamento aumentou 700% em sete anos em Mato Grosso

Os pecuaristas do estado estão investindo no confinamento como alternativa para manter crescente a oferta de gado. A expectativa é de que  929 mil animais saiam do confinamento para o abate neste ano. Em 2005, não passava de 117 mil cabeças. O crescimento é de quase 700%. Na comparação com o ano anterior, quando 813 mil animais foram criados em confinamento, a alta foi de 14%.

(...) O levantamento da intenção de confinamento é realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária de Mato Grosso (Imea).



QUINTA-FEIRA, 8 DE SETEMBRO DE 2011

Com a expectativa de que o mundo demandará pelo menos 73 milhões de toneladas de carne bovina até 2020, incremento de 14% ante as 64 milhões de toneladas produzidos atualmente, surge a preocupação com a capacidade do Brasil ampliar sua produção para atender esse consumo. A realidade nacional ainda mostra pastagens degradadas e baixo uso do sistema de confinamento.
Durante o painel “Pecuária de Baixo Carbono: um novo paradigma produtivo para o Brasil”, realizado no Fórum Internacional de Estudos Estratégicos para o Desenvolvimento Agropecuário e Respeito ao Clima (Feed 2011),  o presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira, afirmou que o Brasil tem condições de produzir mais, de forma sustentável, para atender à demanda adicional prevista para os próximos anos.
(...)
Fonte: DCI

Querendo, leia também:

Carne vermelha e emissão tóxica -
Diminuindo os "puns"
 


Marise Jalowitzki





Carne vermelha criada em provetas,
em laboratórios

A carne vermelha do futuro cultivada in Vitro



LEIA TAMBÉM: 

CAPIM É FLORESTA? Créditos de Carbono
Comércio de Carbono - Capim Miscanthus Gigante, desenvolvido em Illinois, é oferecido como solução de reflorestamento para obter créditos de carbono

Conheça outros títulos na Página de Links:
DECRESCIMENTO FELIZ! Modelo propõe Menos Consumo, Mais Felicidade!
Decrescimento Feliz - FGV País poderá alcançar nível de países desenvolvidos em 20 anos - Com esse modelo sócio-econômico, chegaremos ONDE - VOCÊ também decide!!


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário